Audi trabalha em projeto piloto de reciclagem de plásticos automotivos


Posso Ajudar?

Tanques de combustível, tampas de airbag ou grades do radiador - muitos componentes dos carros são feitos de plástico. Eles precisam atender a requisitos rigorosos de segurança, resistência ao calor e qualidade. É por isso que os componentes automotivos de plástico que estão sujeitos a níveis particularmente elevados de estresse só podiam, até agora,  ser fabricados apenas com materiais de qualidade virgem, o que os plásticos reciclados mecanicamente geralmente não conseguem. Além disso, os resíduos plásticos mistos geralmente não estão disponíveis para reciclagem mecânica. Por este motivo, a THINKTANK Industrial Resource Strategies do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) lançou um projeto piloto de Reciclagem Química juntamente com a Audi no final de 2020. A pesquisa revelou que componentes reciclados feitos de óleo de pirólise têm a mesma alta qualidade de materiais virgens.

 

O objetivo do projeto piloto “Reciclagem Química de Plásticos da Indústria Automotiva” foi testar ciclos inteligentes de plásticos por meio da Reciclagem Química e avaliar esse método como complemento da reciclagem mecânica e substituto da recuperação de energia. Agora que a pesquisa comprovou sua viabilidade técnica, a Audi pretende expandir o processo junto com seus parceiros. 


“Queremos estabelecer ciclos inteligentes em nossas cadeias de suprimentos e usar os recursos de maneira eficiente”, afirma Marco Philippi, chefe de estratégia de compras da Audi. “A Reciclagem Química possui um enorme potencial nesse sentido, pois se os componentes plásticos pudessem ser fabricados a partir do óleo de pirólise em vez do petróleo sem perda de qualidade, seria possível aumentar significativamente a porcentagem de componentes fabricados de forma sustentável nos carros.

 

Resumindo, a reciclagem química de resíduos de plástico pode tornar os produtos Audi mais sustentáveis ​​e eliminar as emissões de gases de efeito estufa ao longo da cadeia de valor.



Seminovos

Ver todos

R$ 282.900,00

2020 21000km

R$ 180.900,00

2019 39000km